Sabores da Culinária Marroquina: Tajines e Cuscuz

Descubra a rica culinária marroquina, onde tajines e cuscuz se destacam num banquete de sabores intensos e especiarias aromáticas. Explore a herança cultural única de Marrocos, influenciada por berberes, árabes e europeus, e experimente a harmonia entre tradição e modernidade.

AFRICA

Daniel Ribas

4/20/20191 min ler

a bunch of bags of colored dye dye
a bunch of bags of colored dye dye

Meknés

Com a claridade que precede um dia quente, apeamos do comboio em Meknés. Na praça principal, o assédio comercial não é tão agressivo como em outras paragens, ainda assim, as únicas palavras que aprendemos em árabe – “la shukran” (não, obrigado), revelaram-se igualmente úteis. Na verdade, eu não me posso queixar, só tive de ameaçar chamar a polícia uma vez. Às vezes, parecia um camaleão a passar por marroquino, outras vezes, era desmascarado porque o sotaque é uma bússola que aponta sempre na direção de casa e, os mais atentos, assim que ouviam a minha voz gritavam logo pelo Cristiano Ronaldo; como se o amigo do meu amigo meu, amigo fosse! Para as mulheres, como a Ana, estrangeira e com trajes seculares é praticamente impossível não atrair os holofotes da ribalta e todo o tipo de atenções. Ainda assim, a caminhar no fluxo incerto de uma ‘avalanche’ de gente, atravessamos esta cidade ponta-a-ponta. Entramos a maralhar nos bazares e saímos a pechinchar nos “souks“. Vende-se de tudo aqui. Do artesanato aos artigos de pechisbeque e outros da mesma natureza. Esta experiência podia conferir o grau de mestre em finanças aos viajantes que se vão daqui sem arruinar completamente o orçamento. Por diversas vezes censuramos a aridez destes génios na arte do ratinhar, ainda assim, nunca deixamos de admirar tais finas e intemporais competências. Saímos de la, com as orelhas enjoadas e ainda com uns trocos que usamos para o táxi até Moulay Idriss.

Moulay Idriss

Assim que chegamos, antes do sol se por, caminhamos entre os olivais até às históricas ruínas romanas de Volubilis. Ao vermos estas impressionantes antiguidades arruinadas, também, a minha própria alma se converteu numa ruína.

Para continuar a ler, por favor, comprar o livro “amor viajante“ 

🇵🇹: https://www.livrariaatlantico.com/nao-ficcao/amor-viajante

🇧🇷: https://www.livrariaatlantico.com.br

Próximo artigo 🧾